0 Comments
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) acolheu os Diálogos MentHA. A iniciativa teve como objetivo a partilha de conhecimentos e experiências sobre a promoção da saúde mental na velhice.
Os Diálogos MentHA surgem no âmbito do Programa MentHA (Mental Health and Ageing), financiado pela Direção-Geral de Saúde e cuja entidade promotora é o Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira. Trata-se de um projeto multicêntrico, em desenvolvimento em Lisboa, na Covilhã, em Viseu e no Porto. A coordenação do projeto MentHA da Covilhã é feita pela Universidade da Beira Interior, através do seu Departamento de Psicologia e Educação.
O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto), parceiro do Projeto, acolheu a sessão de treino de protocolos de avaliação de cuidadores. Os centros envolvidos na avaliação e na aplicação do programa psicoeducativo para cuidadores informais (de sujeitos envolvidos no programa de psicoestimulação) participaram activamente na última revisão crítica do modelo de avaliação.
"Estimulação ou Treino Cognitivo? Défice Cognitivo Ligeiro e Demência"
O tema é cada vez mais pertinente e, por isso, esteve em discussão no dia 30 de outubro, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - Universidade do Porto. As funções cognitivas (memória, orientação, linguagem e todas as que nos permitem funcionar no nosso dia-a-dia), alteram-se perante as doenças neurocognitivas (ex. demências) e vêem-se muitas vezes associadas a problemas de saúde mental (doença ou deficiência mental). Na literatura encontramos resultados díspares referentes às abordagens não farmacológicas e à eficácia da estimulação ou do treino cognitivo. O que se pensa sobre as actuais alternativas terapêuticas? Será que o treino e as novas tecnologias podem substituir a estimulação em contexto? A iniciativa contou com a participação de profissionais e investigadores e um painel de comentadores/especialistas na área da Saúde Mental e do Envelhecimento, constituído por: Constança Paúl (CINTESIS/ICBAS-UP), Célia Oliveira (Universidade Lusófona do Porto) e Margarida Sobral (Hospital Magalhães de Lemos).
Memorandum de Entendimento
No Dia Mundial para a Saúde Mental (10 de outubro), o Projeto MentHA apresenta os principais produtos resultantes do 1º Seminário MentHA, realizado na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. O encontro, desenvolvido no âmbito da rubrica do Projeto “ações de sensibilização sobre as práticas de intervenção na saúde mental no envelhecimento”, contou com a participação de diversos profissionais, investigadores e decisores na área da Saúde Mental e do Envelhecimento e com o apoio científico da Direção-Geral da Saúde (DGS), do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). A metodologia proposta pelo grupo de trabalho MenTHA permitiu compilar, analisar e estruturar um conjunto de 10 mensagens-chave, com base nos principais temas do Seminário: necessidades, modelos de avaliação, estratégias e programas de intervenção em pessoas mais velhas com patologia mental crónica e alterações neurocognitivas.
|
AutorEscreva algo sobre si mesmo. Não precisa ser extravagante, apenas uma visão geral. Histórico
Janeiro 2018
Categorias |