A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) foi a primeira unidade orgânica de um Instituto Politécnico a entrar em funcionamento em Portugal. No ano de 1983, iniciaram-se os primeiros cursos de formação de professores na antiga Escola do Magistério Primário.
A ESEV integra o conjunto das cinco unidades orgânicas que constituem o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) assumindo a sua vocação na formação científica, cultural, artística e técnica de profissionais qualificados, numa articulação com a prestação de serviços à comunidade, a investigação e o fortalecimento de redes de parceria com entidades regionais, nacionais e internacionais no desenvolvimento de projectos e actividades de interesse comum. |
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, também abreviadamente denominada por Santa Casa da Misericórdia ou, simplesmente, Misericórdia de Viseu, instituída no ano de 1516, é uma associação de fiéis, com personalidade jurídica canónica, cujo fim é a prática das Catorze Obras de Misericórdia, tanto corporais como espirituais, visando o serviço e apoio com solidariedade a todos os que precisam, bem como a realização de atos de culto católico, de harmonia com o seu espírito tradicional, informado pelos princípios do humanismo e da doutrina e moral cristãs.
|
O Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE (CHTV) foi criado pelo Decreto-Lei nº 30/2011, de 2 de Março de 2011, unindo o Hospital de São Teotónio – Viseu e o Hospital Cândido de Figueiredo – Tondela. Trata-se de um Centro Hospitalar classificado como Hospital Central, pela Portaria nº 1140/2005, de 7 de Novembro, tendo em conta: “…as respectivas valências (diferenciação) e área de influência…”.
O Hospital de São Teotónio situa-se na zona urbana da cidade de Viseu, e integra o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, do qual dista cerca de 7 km. Possui uma oferta de 35 especialidades médicas, sustentadas por um vasto quadro de profissionais de saúde, dedicados ao tratamento dos seus pacientes. |